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Como avaliar e ser avaliado na hotelaria

Inovação na hotelaria: Que tal deixar de ser o sabe tudo e ouvir seus funcionários?Será que realmente devemos apenas investir em tecnologia para inovar o nosso negócio?

Muito se fala em inovação, mas pouco se aplica na prática. Sabemos que a inovação é premissa básica para sustentar o nosso negócio ao longo do tempo. E para inovar, é necessário que hotelaria continue buscando soluções novas ou significativamente melhores do que as opções dos seus concorrentes, entregando maior valor aos seus clientes/hóspedes, gerando maiores resultados. Quando se fala em inovação, na maioria das vezes, o investidor/proprietário, de cara pensa em gastar muito dinheiro e tempo investindo no desenvolvimento de novas tecnologias. Mas, muitas vezes o seu hotel não possui um caixa para tal investimento. E ai? O que fazer? Quem não tem condições financeiras não inova e está fadado a fechar seu negócio?

Absolutamente não. A inovação, além de fazer algo novo visando melhores resultados, é também fazer diferente algo que já fazemos diariamente, visando maior eficiência, eficácia, produtividade e redução de custos da operação hoteleira. As nossas rotinas diárias também são passíveis de inovação. É possível sim otimizar processos, desenvolver outras formas de reduzir custos e desperdício. Ex.: Contratar um profissional para fazer mais eficazmente o trabalho de dois profissionais e renegociar um contrato com um fornecedor de forma que ambas as partes saiam ganhando. O campo da inovação é vasto demais para ficar limitado apenas ao departamento de tecnologia da informação. Todos são responsáveis e podemos sim melhorar esses processos.
Avaliação na hotelaria: Entender as críticas e os acertos é parte essencial, fundamental para o desenvolvimento e crescimento na hotelaria

Ao receber sua avaliação de desempenho, procure substituir, “não concordo com isso” por “explique melhor se possível”

Nada mais afeta a cultura de aprendizado de uma organização hoteleira do que a forma como seus executivos recebem sua avaliação. Aliás, tem muitos que NÃO tem nem condições de avaliar você. Não é verdade? Esse importante retorno às vezes é tão difícil quanto emiti-lo, já que pode ser injusto, descabido, mal programado ou ainda mal direcionado. Se o profissional que for realizar esta avaliação de desempenho não estiver realmente preparado, ele pode “destruir” uma brilhante carreira. A avaliação de desempenho pode ser um causador de estragos tanto para quem dá quanto para quem recebe.

Avaliação de desempenho, Feedback, avaliação de 360 é qualquer informação que você recebe sobre si mesmo. Em sentido mais amplo, é a maneira como passamos a nos conhecer através das nossas próprias experiências e das outras pessoas – ou seja, a maneira como aprendemos com a vida. Acreditem: Uma avaliação de Feedback, não é apenas uma simples avaliação: ele é um agradecimento, um comentário, com isso você pode melhorar como pessoa, como profissional, pode ser formal ou informal, direto ou implícito, franco ou nem tanto (aí é que mora o perigo), totalmente óbvio ou tão sutil que você nem tem certeza do que aquilo significa. Tome cuidado. Seja justo e transparente, vou repetir, seja justo e transparente.

Impulsionar, valorizar, orientar, direcionar é melhor que apenas pressionar. Treinar um gerente sobre como dar retorno/feedback, ou seja, como pressionar com mais eficiência pode ser útil. Mas se o receptor não quer ou não é capaz de assimilar o que lhe foi dito, só há duas opções: persistência e habilidade. O foco não deve estar nos emissores de feedback. Obviamente o foco deve estar nas pessoas que você está avaliando e sempre procure ajudá-los a se tornarem profissionais melhores e mais qualificados na hotelaria.

O verdadeiro incentivo é o que você consegue criar de valores para este profissional. Isso significa dominar as técnicas necessárias para conduzir o próprio aprendizado, reconhecer e administrar nossas resistências, saber lidar com as conversas sobre feedback com confiança e curiosidade e mesmo quando essa avaliação parecer errada, tirar dela insights que ajudem a crescer profissional e pessoalmente. O principal responsável pelo seu crescimento não é seu professor ou seu gestor imediato – é você.

Podemos estar obcecados em aprender, mas adquirir conhecimento sobre nós mesmos é uma coisa completamente diferente e essencial. Isso pode ser doloroso – às vezes de forma brutal – e não raro o retorno é dado como um soco na boca do estômago, sem nenhuma preocupação com o risco e o impacto que isso causará.

Receber bem está avaliação não quer dizer que você tenha que sempre aceitá-lo. Significa envolver-se na conversa com habilidade, fazendo escolhas inteligentes sobre se vai usar, como usar a informação e o que você está aprendendo. As vantagens de receber bem uma avaliação são evidentes: nossos relacionamentos evoluem, nossa auto-estima torna-se mais fortalecida e, claro, nosso aprendizado aumenta – melhorarmos a forma que fazemos as coisas e nos sentimos melhor com isso.

Reconhecimento – é aquele que reconhece, valoriza, motiva, estimula e sempre procuramos agradecer.

Orientação – ajuda a aumentar conhecimentos, aprimorar suas técnicas, aperfeiçoar suas capacidades, gera um crescimento ou pode despertar desequilíbrio no relacionamento entre as partes.

Avaliação – informa sobre a situação e subsidia a tomada de decisões.

Essas três situações são importantes. A avaliação é o tipo mais estrondoso e pode sobrepor aos outros dois. Sem dúvida que todo a orientação tem um pouco de avaliação. É preciso ter clareza a respeito do que você quer e do que está sendo oferecido, e então ajusta a conversa. Lembre-se: o maior poder sobre a avaliação é de quem recebe.

Abraços,

Bernal

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