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Inovação na hotelaria

A inovação pode começar, por exemplo, motivando seus funcionários, que na maioria das vezes conhecem a sua empresa e seus problemas melhor do que ninguém. Estimulem a participarem de um programa de inovação corporativa, que vai muito além da famosa “caixinha de sugestões” no refeitório do seu hotel ou próximo a recursos humanos.

Muitas vezes os funcionários anseiam por ter uma voz mais ativa na companhia, mas não encontram espaço para isto. E depois de tentativas fracassadas, acabam se acomodando a fazerem somente o que é esperado deles, de acordo com a sua função ou cargo. Engajar o seu funcionário a participar das decisões do dia-a-dia da empresa requer um bom planejamento e o interesse em ouvir o funcionário precisa ser valorizado. De nada adianta pedir sugestões, se as mesmas não forem devidamente analisadas.

AÇÕES INOVADORAS

Há diversas maneiras de se engajar os funcionários a participarem de um programa de inovação corporativa. Uma maneira é começar com pequenas ações para introduzir a cultura de inovação na empresa – tenha sempre em mente que mudanças podem gerar muita resistência. Você pode, por exemplo, lançar um “desafio de inovação”, dividindo seus funcionários em equipes, misturando pessoas de todos os departamentos, para que eles resolvam um determinado problema no seu hotel, por exemplo: como reduzir custos de papel na manutenção? Em reservas? Você pode começar com um problema simples, e conforme os funcionários se sentirem mais engajados e familiarizados com os desafios, a complexidade pode aumentar. O prêmio pode ser dar ao ganhador um dia a mais de folga, por exemplo. Ou não ter que ir trabalhar no seu aniversário. Mas antes de começar ações de inovação na sua empresa, é importante se perguntar:

A MINHA REDE HOTELEIRA É INOVADORA?

Não é porque na homepage do site está escrito que a sua empresa é inovadora, que os seus funcionários, fornecedores, clientes e também os concorrentes a percebam dessa maneira. Faça um exercício, respondendo as seguintes perguntas:

– Qual é o DNA da minha empresa, do meu hotel, da minha rede hoteleira e a percepção do mercado e dos funcionários em relação a ela? Faça um trabalho de exploração, entrevistando seu público-alvo;

– Qual o meu diferencial frente aos meus concorrentes?

– Como a inovação é aplicada na minha rede de hotéis hoje?

– Como é feita a inclusão e engajamento dos funcionários nas decisões da empresa?

– A minha companhia realmente tem interesse em dar voz aos funcionários para darem sugestões de melhorias de processos e resoluções de problemas, ou no fundo eu sou adepto do ditado “precisa mesmo?”.

Caso a sua empresa seja inovadora, excelente! Os seus funcionários já estarão familiarizados com a cultura de inovação e as ações podem ser mais consistentes.

Caso a empresa seja vista como uma empresa tradicional, comece a introduzir a cultura de inovação aos poucos, com um planejamento estratégico bem estruturado e ações-teste, para avaliar os resultados. Lembre-se: a introdução de uma nova cultura leva muito tempo e deve ser consistente ao ponto de não desistir deste foco. Que tal criarmos um comitê de gestão da inovação?

Não subestime o valor que os seus funcionários podem ter no processo de inovação na sua empresa. Afinal, boas idéias saem de todos os lugares, mas você precisa estar aberto e criar estas oportunidades para ouvir seus funcionários. Busque aprovações para colocá-las em prática.

Lembrem-se: Quem compartilha, cresce!!!!

Um abraço,

Bernal

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